Central de atendimento: 21 96014-9354

Página inicial » Como funciona

O que é aquecedor Solar?

É um sistema, utilizado para aquecer a água através da energia solar, utilizando coletores os solares (placas ou painéis) e um reservatório térmico (boiler). Os raios solares são captados pelos coletores que transferem o calor para a água, que por sua vez é armazenada em um reservatório térmico que a mantém aquecida para ser utilizada em períodos noturnos ou em dias nublados (ou chuvosos).

 

Quais as vantagens do Aquecimento Solar?

O Aquecimento Solar utiliza uma fonte de energia renovável, gratuita, limpa e inesgotável, o sol. A utilização da energia solar proporciona enormes vantagens como, economia de conta de luz, conforto e beneficia a natureza, por ser um produto ecologicamente correto.

 

Onde podemos utilizar o Aquecedor Solar ?

Onde houver a necessidade de água quente é possível a sua utilização, como em residências, edifícios, motéis, hotéis, indústrias, piscinas, hospitais, escolas, clubes, academias de ginásticas, etc.

 

O aquecedor solar gera energia elétrica ?

O aquecedor solar Heliotek é projetado para o aquecimento direto de água através da energia solar, e não é capaz de gerar energia elétrica. A tecnologia que utiliza o sol para gerar energia elétrica é conhecida como Fotovoltaica.

 

Como é realizado o Aquecimento quando está chovendo ou nublado?

Em períodos que a insolação não for o suficiente para o aquecimento da água, o sistema de apoio elétrico pode ser ativado, uma vez que a água já estará pré-aquecida. Em dias ensolarados este sistema fica desligado, devendo ser acionado somente quando necessário para o aquecimento da água.

 

Qual temperatura a água pode atingir com um sistema de Aquecimento Solar?

Com o uso do aquecedor solar, a temperatura obtida na água dependerá de alguns fatores como: região, tecnologia empregada, tipo de aplicação, estações do ano e condições climatológicas. A Heliotek possui hoje o aquecedor solar da linha Performance Line, que pode atingir temperaturas de água entre 70° e 90°C, ideal para grandes empreendimentos como hotéis, edifícios, industrias, etc.

Em todos os casos, a temperatura produzida normalmente estará acima da temperatura necessária para uso, sendo portanto necessária sua mistura com a água fria.

 

É possível instalar-se mais coletores solares além da quantidade indicada? A água aqueceria mais?

Sim, havendo espaço suficiente disponível no telhado, pode ser feita a instalação de mais coletores. Sendo feita a instalação de mais coletores, além do indicado pelo técnico, o aquecimento ocorrerá em uma maior velocidade, elevando a temperatura da água. Em dias que a incidência solar seja menor por formações de nuvens intensas ou em dias de baixas temperaturas, a vantagem de se possuir mais coletores solares será facilmente notada.

Em instalações que a direção do telhado em relação ao norte e sua respectiva inclinação não sejam favoráveis, recomenda-se a ampliação da área de coletores solares para compensar as possíveis perdas.

 

Em quanto tempo tem-se o retorno do dinheiro investido na compra do equipamento, com a economia de energia?

O aquecimento solar proporciona uma economia de energia, possibilitando um retorno do dinheiro investido no equipamento entre 24 e 36 meses, considerando-se um consumo mensal de cerca de 220 kWh/mês (média da região sudeste por residência). Levando em conta que a vida útil estimada dos aquecedores solares é de 20 anos.

 

Moro em um edifício. É possível instalar um Aquecedor Solar de água somente para meu apartamento?

Há a possibilidade de ser feita a instalação do aquecedor solar em somente um apartamento, quando o mesmo for de cobertura do edifício. Para que todos os apartamentos de um edifício recebam o aquecimento solar, o ideal é o planejamento de sua implantação antes da construção, para assim atender a todos os apartamentos.

 

Estou construindo, qual o tipo de tubo devo usar na rede hidráulica de água quente?

A indicação da Heliotek, também por ser os mais utilizados, são os tubos de cobre, que possuem uma durabilidade maior para a rede hidráulica de água quente.

 

A água permanece aquecida durante a noite ou quando não houver insolação?

Os reservatórios da Heliotek, especialmente os Quality Line e o Performance Line, junto com os coletores solares, foram projetados para terem os menores índices de perda de energia, garantindo água quente por muito mais tempo, mesmo em períodos noturnos.

Mas com o passar do tempo, pode haver certa redução na temperatura, haja vista ser impossível conter as perdas de temperatura em 100%, o que não prejudica o funcionamento do sistema pois ele aquece a água a temperaturas bem elevadas, justamente para compensar as possíveis perdas.

Se necessário, a temperatura poderá ser complementada através do sistema auxiliar elétrico.

 

Qual o consumo de energia elétrica do sistema auxiliar?

O sistema auxiliar possui uma resistência elétrica de potência reduzida, que varia de 1,5 kW a 3,5 kW, o que dá para concluir-se que o consumo será de no máximo 3,5 kWh a cada hora em que estiver acionado.

 

Posso utilizar o chuveiro elétrico como alternativa de Aquecimento nos dias de pouca insolação?

Sim, porém vale lembrar que para evitar comprometer o consumo de energia do país nos horários de pico de consumo, é importante utilizá-lo na posição “verão”. O mais indicado seria a utilização de chuveiros inteligentes com controles digitais de temperatura, que evitam o desperdício, utilizando somente a energia necessária para complementar o aquecimento da água.

 

Os vidros dos coletores do meu Aquecedor Solar estão sujos, o que devo fazer?

Para manter uma alta eficiência dos coletores solares (painéis), é necessário mantê-los limpos. Para isso, o procedimento se restringe a apenas lavá-los com água e sabão neutro, sempre no começo da manhã para evitar choque térmico e, consequentemente, a quebra do vidro. É indicado para ser feito ao menos duas limpezas ao ano, nos meses de abril e de julho, época em que a radiação solar é menor.

 

O que pode ocorrer em dias de geada e de temperaturas muito baixas?

Em regiões onde há ocorrência de geadas, os sistemas solares comuns estão vulneráveis, e dentro dos coletores solares a água pode congelar, destruindo-os. A Heliotek detendo a melhor tecnologia do mercado, desenvolveu o K2, exclusivo sistema de aquecimento solar com garantia total contra congelamento. O princípio de funcionamento do K2 segue uma tendência mundial utilizada nos países com clima frio, como Canadá, Estados Unidos e países da Europa.

O único sistema com 100% de garantia contra congelamento é uma exclusividade da Heliotek no Brasil.

O sistema auxiliar elétrico de Aquecimento é acionado a qualquer hora do dia quando não há insolação suficiente para aquecer a água?

Embora o sistema auxiliar elétrico seja automático, o mesmo deve estar sempre desligado, e ser ligado somente quando necessário. Para evitar que o seu acionamento ocorra em momentos desnecessários.

 

É possível utilizar o Aquecedor Solar para aquecer a água da piscina?

A Heliotek possui os coletores solares para piscina, o Helio Pool, que foram projetados para atingir sua máxima eficiência em altas vazões de água e temperaturas pouco superiores à ambiente (26ºC~32ºC), condição padrão para conforto em piscinas.

 

É possível fazer o aquecimento da piscina em dias nublados?

Sim, a Heliotek possui em sua linha de produtos os Aquecedores de piscinas, são equipamentos compactos, fáceis de se instalar, que possuem pouca manutenção e o principal, consomem pouquíssima energia. Os Aquecedores de piscinas Heliotek possuem a mais moderna tecnologia e são reconhecidos pelos níveis altíssimos de eficiência energética, com eles pode-se aquecer qualquer tipo de piscina durante o ano todo, seja ela coberta, aberta, grande ou pequena, mantendo-se um custo operacional baixo.

 

Como funciona o Aquecedor de Piscina?

O aquecedor de piscina funciona pelo principio de bombeamento de calor através de um ciclo frigorífico de atuação eletromecânica e aplicação revertida, retirando o calor do ar e transferindo-o para a piscina. Ou seja resfriando o ar e aquecendo a água.

ÓtimaRio - Todos os direitos reservados

(21) 96014-9354 / (21) 98425-8010 | contato@otimario.com.br

Criação de sites: Niterói WebSites